O hidromel é uma bebida alcoólica tradicional, conhecida na Polónia há centenas de anos. Entre os hidroméis distinguem-se półtoraki, dwójniaki, trójniaki, czwórniaki e piątaki. Os nomes das bebidas derivam da quantidade de mel usada na sua preparação em relação à quantidade de água usada. Como se pode facilmente deduzir — os trójniaki são hidroméis cujo mosto é preparado com uma parte de mel e duas partes de água.
Se te perguntas como fazer hidromel em casa, não podias ter chegado a melhor lugar. O hidromel é excelente como bebida caseira ou como adição ao chá para constipações. O hidromel pode ser servido tanto quente como frio. A sua preparação é extremamente simples. O tipo de hidromel que decides preparar depende das tuas preferências. É difícil responder inequivocamente à pergunta sobre qual é melhor - trójniak ou dwójniak.
No outono e no inverno, sabe melhor aquecido. Há, no entanto, que lembrar que a sua temperatura não deve ultrapassar os 55°C. Vale a pena considerar a adição de canela, cravinho, baunilha ou gengibre.
Um hidromel quente preparado desta forma será ideal para encontros com amigos ou família. Portanto, se sonhas com uma bebida alcoólica deliciosa e doce, vê como, de forma simples, podes preparar o teu próprio hidromel.
A sua conservação é semelhante à do vinho. O hidromel deve ser guardado a baixa temperatura (5-10°C), num local seco e escuro. Recomenda-se também guardá-lo na horizontal. Preparar um hidromel excelente, no entanto, requer tempo. O consumo desta bebida única é possível ao fim de 1–2 anos. Um estágio mais prolongado intensifica o sabor e o aroma da bebida caseira, e o resultado final faz com que valha a pena ter paciência.
Receita de hidromel caseiro — trójniak
Preparação:
Aquece 2,3 L de mel num tacho grande com 4 litros de água, até o mel se dissolver completamente. Feito isto, deixa ferver em lume brando por mais 20 minutos, retirando a espuma branca que se forma à superfície — assim obterás um hidromel cozido. (Se dissolveres o mel sem deixar ferver, obtém-se um hidromel não cozido). Arrefece o mosto obtido, acrescentando 2 L de água, e depois verte tudo para o garrafão; adiciona a levedura, o nutriente e 30 g de regulador de acidez. Fecha o garrafão com uma rolha com borbulhador e coloca-o num local com temperatura ambiente estável.
Após 2 semanas de fermentação, dissolve o litro de mel restante (podes fazê-lo em 1,5 L de líquido retirado do garrafão). Neste momento, ajusta também o sabor, adicionando (se necessário) a parte restante do regulador de acidez. Ao fim de 4–5 semanas (quando a fermentação tumultuosa abranda), podes fazer a primeira trasfega do mosto, separando-o do sedimento. Descarta o sedimento e deixa o hidromel jovem continuar a fermentar. Podes repetir a trasfega a cada 4 semanas, até ao término da fermentação.
Ao adicionares a segunda porção de mel, podes adicionar lúpulo ao mosto e temperar com especiarias (gengibre, cravinho, grãos de pimenta-preta e, eventualmente, uma folha de hortelã). Se optares por estes passos, coloca todos os ingredientes num saco de pano e ferve-os em 300 ml do mosto retirado durante cerca de 15 minutos. Depois de arrefecer, transfere a infusão para o garrafão.
Vinicultura
