O gengibre é uma raiz benéfica com muitas propriedades medicinais, tem ação bactericida, ajuda a circulação, aquece e até favorece o processo de emagrecimento. No entanto, talvez nem todos saibam que o gengibre também é um conhecido afrodisíaco, por isso pode igualmente ser considerado uma planta associada… ao amor. O gengibre enriquece na perfeição o sabor não apenas do chá de inverno — combina igualmente muito bem com a cerveja caseira. Assim, se você é cervejeiro caseiro e já se cansou do sabor do tradicional lager, desta vez enriqueça-o com um toque de gengibre. Mas, se fazer cerveja em casa ainda é um verdadeiro mistério para você, confira e veja como não é nada difícil! Prepare a sua primeira Cerveja de Gengibre Love junto com a sua cara-metade. É uma ótima ideia para o Dia dos Namorados que se aproxima.
Como fazer cerveja de gengibre
Preparação:
Dica: Lave e enxágue cuidadosamente os equipamentos usados para preparar a cerveja, por exemplo, em uma solução de metabissulfito de potássio para desinfetá-los.
Retire o fermento debaixo da tampa do concentrado Coopers Lager. Coloque as latas fechadas do concentrado e do extrato por 10 minutos em um recipiente com água quente para tornar o conteúdo mais fluido.
Em uma panela grande, aqueça 2 -3 L de água, adicione o conteúdo das latas e misture bem até dissolver.
Leve a mistura à fervura e, em seguida, adicione o gengibre fresco ralado (o mais prático para isso é colocar o gengibre em um saquinho para lupulagem). Cozinhe tudo por cerca de 10 minutos.
Adicione o fermento a um copo com água a 25-28°C. Deixe por 20-30 minutos para hidratar.
No recipiente de fermentação (balde ou garrafão), despeje o mosto já arrefecido e complete com água morna até no máximo 20 L. Misture tudo muito bem.
Quando a temperatura da solução estiver entre 21-27°C, verta o fermento cervejeiro previamente preparado e mexa novamente por alguns minutos para oxigenar bem o mosto.
Feche o recipiente de fermentação e instale o borbulhador preenchido até metade com água. Recomendamos medir o teor de extrato em graus Blg.
Fermente a cerveja por cerca de 7-10 dias, até atingir 0-2 Blg (verifique o teor de açúcar com um sacarímetro). Se as leituras do sacarímetro estiverem no nível mencionado acima, você pode engarrafar a cerveja em garrafas. Para isso, adicione cerca de 4 g de açúcar ou glicose a cada garrafa de 0,5 L. Capsule ou feche as garrafas e deixe carbonatar por cerca de 3-4 semanas.
A cerveja atinge o auge do sabor após 3 -4 meses, por isso vale a pena esperar. Sabe melhor na companhia de…
Bom proveito! ...porque o caseiro é melhor!
Vinicultura