Browin Przepiśnik - Żur caseiro no pão de fermento natural

Żur caseiro no pão de fermento natural

Pratos

2022-03-28
favoritos

Quer preparar o seu próprio żur caseiro servido no pão, mas não sabe bem como fazer? A mistura de starter especialmente desenvolvida fará com que preparar o fermento natural caseiro, tanto para o żur quanto para o pão, fique realmente fácil. Com ela, você obterá o sabor característico, na medida certa de acidez, que vai encantar a todos os seus! Um produto – duas possibilidades, por isso não espere e traga-o para a sua cozinha!

Receita para 2,5 L de żurek

Preparação:

No frasco, adicione 2 g de starter para fermento natural e despeje 0,5 L de água morna. Após 15 minutos, acrescente 40 g (5 colheres de sopa) de farinha de centeio integral e misture. Cubra o frasco com a tampa e deixe em temperatura ambiente por 6 dias, mexendo diariamente. Atenção! Não feche o frasco hermeticamente, pois os processos fermentativos geram gases. Após 6 dias, prepare um caldo de legumes ou de legumes com carne, com os seus temperos favoritos. Adicione o fermento natural a 2 L de caldo e tempere a gosto com sal, manjerona, pimenta e alho. Fica melhor com linguiça salteada e ovo cozido, servido em pão de fermento natural recém-assado.

Receita de pão de centeio

No frasco, adicione 6 g de starter para fermento natural e 50 ml de água. Após 15 min, acrescente 50 g (6,5 colheres de sopa) de farinha de centeio integral e misture. Cubra o frasco com a tampa e deixe em temperatura ambiente por 2 dias. Após esse período, adicione 50 ml de água e 50 g (6,5 colheres de sopa) de farinha de centeio integral. Misture e deixe por mais 24 horas. Depois, retire 100 g de fermento natural para um recipiente e misture com 100 ml de água, 200 g de farinha de centeio e 8 g de sal. Após sovar, deixe a massa por cerca de 12 h em temperatura ambiente. Em seguida, molde um pão ou transfira a massa para a forma. Asse o pão por cerca de 30 min a 220°C. Ao fermento natural restante, adicione 50 g (6,5 colheres de sopa) de farinha de centeio integral e 50 ml de água. Misture e deixe até a próxima fornada, de preferência por 1-2 dias. Se não quiser assar o pão imediatamente, você pode colocar o fermento natural na geladeira por no máximo uma semana; depois, traga-o à temperatura ambiente e repita o processo de alimentação. A mistura de microrganismos presente no fermento natural produz os melhores aromas por até 3 repetições.


...porque o caseiro é melhor!

żur

żur caseiro

żur de fermento natural

żur no pão

pão de fermento natural

receita