Um snack popular na Noruega e na Suécia, os Skoleboller são pãezinhos levedados aromatizados com cardamomo, com recheio de creme de baunilha, envoltos em doce glacé e uma generosa dose de coco ralado. Toda a gente adora este doce, miúdos e graúdos, por isso não admira que, em ambos estes países escandinavos, se encontrem Skoleboller por todo o lado – em qualquer lojinha, supermercado ou café. Também pode provar esta delícia, pois os pãezinhos são realmente simples de preparar. Eis a nossa proposta:
Receita de pãezinhos noruegueses caseiros com creme de baunilha e coco
Preparação:
Misture todos os ingredientes secos (exceto o sal) com a ajuda de uma batedeira com ganchos. Aqueça o leite até cerca de 35⁰C. Adicione à taça com a farinha o leite e o ovo. Amasse. Junte o sal e amasse cerca de 8 minutos com a batedeira. De seguida, adicione a manteiga cortada em pequenos pedaços e amasse por mais 5 minutos. A massa ficará ligeiramente húmida. Transfira-a para uma taça ligeiramente untada com azeite ou polvilhada com farinha e deixe levedar durante 1 hora.
Entretanto, prepare o creme de baunilha. Numa taça, junte o açúcar, as gemas e o amido de milho (pode substituí-lo por amido de batata na mesma proporção). Bata até a mistura ficar amarelo-clara e espessa. Deite o leite num tacho, adicione o aroma de baunilha e, antes de começar a ferver, retire do lume. Adicione o leite, aos poucos e de forma uniforme, à taça com o açúcar, batendo sempre. Depois de tudo bem misturado, verta novamente para o tacho. Cozinhe em lume médio, mexendo continuamente, até espessar. Depois, deixe o creme arrefecer. Se o creme ficar com grumos, passe-o por um coador.
Quando a massa levedar, transfira-a para uma bancada polvilhada com farinha. Enrole num cordão comprido e corte-o em 12 partes iguais; de seguida, molde cada uma num pãozinho redondo. Coloque metade dos pãezinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal. Atenção! Os pãezinhos devem ser cozidos com bastante espaço entre eles – por isso, divida a cozedura em duas fornadas. Cubra os pãezinhos no tabuleiro (e os restantes na bancada) com panos e deixe levedar.
Enquanto os pãezinhos levedam, prepare o glacé. Numa taça pequena, misture o açúcar em pó e água até obter um bom glacé. Numa outra taça, coloque o coco ralado. Pré-aqueça o forno a 225⁰C.
Quando os pãezinhos tiverem levedado (a primeira fornada pode ir ao forno ao fim de 30 minutos), faça uma cavidade de cerca de 2–3 cm no centro de cada um, por exemplo usando o pilão de um almofariz. Em cada cavidade, deite 1–2 colheres do creme de baunilha preparado, sem encher demasiado (durante a cozedura, o creme pode transbordar). Pincele as bordas dos pãezinhos com ovo ligeiramente batido. Coza por 10–12 minutos. Deixe arrefecer completamente. Quando estiverem frios, barre as laterais dos pãezinhos com o glacé e, de imediato, envolva em coco ralado.
Os Skoleboller mantêm-se bons por 2 dias, mas certamente vão desaparecer muito mais depressa. Bom apetite!
Vinicultura