O salmão é um dos peixes mais apreciados. É fonte de proteína de alto valor biológico e de ácidos gordos polinsaturados, como os benéficos ómega-3. O salmão sabe deliciosamente quando fumado, tanto a frio como a quente. Como lá fora está cada vez mais frio, desta vez propomos a segunda opção. Descubra como preparar salmão fumado a quente e conheça o seu sabor único.
Receita de salmão fumado
Preparação:
Lave o filete de salmão em água fria, seque com papel de cozinha e coloque-o sobre uma base vazada, que facilitará o escorrimento do restante da água. Coloque essa base, por exemplo, sobre um prato suficientemente grande, do qual depois irá deitar fora a água acumulada. Em seguida, polvilhe o peixe com uma camada de sal – de forma a que fique ligeiramente visível no peixe. Não receie salgá-lo em excesso, o peixe não irá absorver sal a mais.
Deixe o salmão salgado durante 2 horas à temperatura ambiente. Durante esse tempo, parte do sal será absorvida e o salmão libertará um pouco de água. Enxágue o filete em água fria para retirar os restos de sal e seque com papel de cozinha. Em seguida, volte a colocar o salmão na base vazada e polvilhe levemente com açúcar. Deixe o peixe repousar por 30 minutos e depois remova os restos de açúcar, de preferência com papel de cozinha.
Fume o salmão até uma temperatura máxima de 70℃, durante 30-40 min.
O salmão fumado a quente está pronto a consumir de imediato.
Vinicultura
