A primavera é uma época maravilhosa, que oferece possibilidades quase ilimitadas de estar ao ar livre. É um período propício para caminhadas, passeios de bicicleta e toda atividade física, mas não só... Ao ar livre você também pode preparar comida — e de um jeito muito atraente. Essa opção funciona tanto para almoços em família quanto para encontros com amigos. No exterior, você pode grelhar, defumar ou cozinhar sobre a fogueira. As possibilidades são muitas, inclusive as não convencionais. Utilizar a fogueira exige o menor investimento financeiro e está cada vez mais popular. Para preparar um prato cozido sobre uma fogueira tradicional ou em um braseiro, serão úteis utensílios especiais de ferro fundido. Uma ótima escolha é o caldeirão, no qual você prepara um delicioso prato único, que não exige muito trabalho e garante sensações de sabor incríveis. Confira nossa receita e comprove você mesmo!
Receita de prato de caldeirão
Preparo:
- Separe a carne do joelho de porco do osso e da pele. Em seguida, corte-a em pedaços (aprox. 4 cm); já a pele, deixe inteira — você a usará para forrar o fundo do caldeirão.
- Acenda a fogueira, unte o caldeirão com azeite com chili, forre o fundo com a pele do joelho e coloque sobre ela a carne cortada. Feche o caldeirão e coloque-o sobre a fogueira. De tempos em tempos, dê uma olhada e mexa a carne delicadamente. O dourar levará cerca de 20-30 minutos; nesse período, deixe os cogumelos de molho em 200 ml de água morna e corte os legumes em pedaços maiores — as cenouras em rodelas e o restante em cubos grandes.
- Após cerca de 30 minutos, salgue a carne e tempere-a parcialmente. Deixe tudo por mais 5 minutos no fogo e, em seguida, retire a pele do joelho e corte-a em pedaços. Coloque-a de volta no caldeirão e regue tudo com vinho.
- Adicione o caldo com os cogumelos e tampe o caldeirão por alguns minutos.
- Quando a carne já estiver relativamente macia, adicione os demais ingredientes: os legumes picados, o gengibre ralado ou finamente picado e o alho espremido.
- Tampe e cozinhe por mais 30 minutos, mexendo de vez em quando.
- Depois desse tempo, acrescente o extrato de tomate e ajuste os temperos a gosto. Cozinhe em fogo baixo por mais um pouco, para integrar os sabores.
- Por fim, imediatamente antes de servir, acrescente salsinha picada.
- Se o prato ficar muito espesso, durante o cozimento você pode regá-lo com uma porção adicional de vinho ou caldo.
- O prato pode ser servido com pão ou com batatinhas assadas.
Batatas para a fogueira:
Lave bem as batatas sem descascá-las e, em seguida, unte-as com óleo com chili e salgue. Embrulhe cada batata separadamente em papel alumínio. Antes de colocar o caldeirão, coloque cuidadosamente as batatas na fogueira (de preferência na borda, para que não fiquem nas chamas, mas na cinza quente). Devem ficar prontas ao mesmo tempo que o prato do caldeirão.
Vinicultura