Preparar iogurte natural em casa não é tão difícil como parece. Experimente prepará-lo em casa. Estamos convencidos de que, seguindo a nossa receita, irá agradar a todos. O iogurte natural é uma excelente fonte de cálcio e de vitaminas indispensáveis ao correto funcionamento dos músculos e dos sistemas: imunitário e nervoso. Preparado de forma caseira, não contém açúcar nem aditivos artificiais. Vale a pena considerar a sua inclusão na dieta diária.
Receita de iogurte natural caseiro
Preparação:
- Aqueça o leite à temperatura de 43-44°C. Dissolva 0,2 g de culturas de iogurte numa pequena quantidade de leite à mesma temperatura e aguarde 20 minutos para que as bactérias tenham tempo para se ativar.
- Em seguida, adicione-as ao restante do leite. Mantenha a temperatura do leite nos 43-44°C. Misture tudo delicadamente.
- Encha frascos limpos, escaldados em água a ferver, até 1/3 do volume e feche-os hermeticamente. Deixe os recipientes com o leite inoculado num local quente, por exemplo junto ao radiador, durante várias horas (de preferência durante a noite).
- Depois desse período, coloque o iogurte no frigorífico e conserve-o até ao consumo (no máximo 3-5 dias).
Utilização da iogurteira:
- Se utilizar uma iogurteira, coloque os recipientes no interior, no aparelho defina a temperatura para 45°C e deixe a maturar durante 6-8 horas (se o iogurte ainda estiver líquido, deve prolongar o tempo de maturação). Depois desse período, desligue o aparelho.
Atenção:
- O pH ideal do leite para o correto funcionamento das culturas de iogurte situa-se entre 6-7
- Quanto mais longo o tempo de maturação, mais intenso o sabor do iogurte
- Complementos: frutos secos, fruta, compota, muesli, etc., adicione ao iogurte pronto imediatamente antes de consumir
- Se utilizar leite não pasteurizado, ferva-o primeiro, arrefeça até 43-44°C e depois proceda conforme as instruções
Vinicultura