Pode tornar-se cidreiro sem dispor de uma grande infraestrutura nem de equipamento dispendioso, porque a sidra não é uma bebida exigente. A fermentação da sidra ocorre muito rapidamente e o seu amadurecimento é extremamente curto. Esta bebida de baixo teor alcoólico não precisa de fervura nem de clarificação durante muitos meses, pelo que é ideal como primeira bebida para os impacientes.
Receita de sidra de maçã e pêra
Preparação:
As maçãs utilizadas para a produção de sidra devem ser suculentas, doces e maduras, com acidez adequada e teor de taninos. O segredo da sidra está no seu sabor e aroma particulares, que se formam a partir das cascas e das sementes da fruta — por isso, não descasque as maçãs nem lhes retire as sementes.
Corte as frutas em quartos ou triture-as até obter uma polpa. Transfira tudo para o recipiente de fermentação (pode adicionar 0,5 L de água quente para evitar o escurecimento das maçãs), junte a pectoenzima (agente natural que ajuda a libertar o sumo), bem como as leveduras e o nutriente. Feche o recipiente hermeticamente, instale um borbulhador com água e deixe por dois dias. Após esse período, prense o sumo da polpa. Adicione o restante dos ingredientes e o xarope de açúcar (açúcar dissolvido em água morna) e deixe fermentar por mais 2 semanas, até que a concentração de açúcar no mosto atinja aprox. 4 Blg. Ao atingir a concentração adequada de açúcar, trasfegue cuidadosamente a sidra para as garrafas.
Se a concentração de açúcar no engarrafamento for inferior a 3 Blg, pode adicionar 5 g de açúcar por 1 litro diretamente nas garrafas. Se desejar uma sidra mais doce, pode adicionar um açúcar não fermentável, por exemplo xilitol. Guarde a sidra assim engarrafada à temperatura ambiente por 2–3 dias e, em seguida, leve as garrafas para um local fresco ou mantenha-as no frigorífico.
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
Vinicultura