Compota caseira de morango, framboesa e cereja, manteiga verdadeira e pão fresco e estaladiço são a proposta de pequeno-almoço ideal. Uma massa de trigo levedada e fofa em forma de trança, conhecida também como chalá, faz-se com apenas alguns ingredientes. Escolha os acompanhamentos de que mais gosta e desfrute do sabor juntamente com os seus. A trança, servida com compota, manteiga ou mel, também resulta como um lanche doce para crianças. A chalá vai encantar todos os que adoram o sabor amanteigado deste pão, que pode ainda decorar com crumble, sésamo ou sementes de papoila. Com uma caneca de cacau, formam o par ideal para os dias mais frios e chuvosos.
Receita de chalá levedada e fofa
Preparação:
- Derreta a manteiga e deixe arrefecer.
- Prepare uma taça grande e peneire para ela cerca de 800 g de farinha, junte o fermento, o açúcar, o sal e misture tudo muito bem.
- De seguida, adicione o ovo, a água morna e a manteiga previamente derretida. Amasse até a massa deixar de colar às mãos.
- Se necessário, adicione um pouco de farinha. Coloque novamente a massa na taça, cubra com um pano e deixe levedar, até dobrar de volume.
- Polvilhe a bancada com farinha. Em seguida amasse rapidamente a massa e divida-a em partes iguais - a quantidade depende de quantas chalás pretende obter.
- Sugerimos dividi-la em 2 partes para obter duas chalás grandes, em 4 partes para obter quatro chalás médias e em cerca de 8 partes, caso queira assar mini chalás para crianças.
- De uma parte da massa, faça 3 rolinhos e trance-os formando uma trança. Lembre-se de virar as pontas para baixo.
- Repita até conseguir formar todas as tranças.
- Retire do forno os tabuleiros e forre os com papel vegetal, polvilhe com farinha e depois coloque nelas as tranças. Deixe as chalás assim preparadas para nova fermentação (cerca de 20 min), cobrindo-as com um pano.
- Entretanto, pré-aqueça o forno e, quando a massa estiver pronta, asse a 180 ℃ até dourar.
Vinicultura