Esta receita é ideal para os apreciadores de cervejas fortemente lupuladas. A adição do lúpulo americano mais aromático, Citra, confere à cerveja um intenso aroma a frutos tropicais, enquanto o lúpulo Mosaic aporta o amargor característico. Estes dois aditivos são uma excelente forma de diversificar o sabor de cervejas preparadas a partir de brewkits. Experimente sem falta. Vale a pena pôr a cerveja a fermentar ainda este ano, para poder desfrutar em pleno do seu sabor na primavera, quando a época dos grelhados arranca em força.
O Natal está a aproximar-se, por isso lembramos que um kit de fabrico de cerveja será uma prenda de Natal invulgar e prática para familiares e amigos.
Preparação:
Dica: Lave e enxágue cuidadosamente os equipamentos usados para preparar a cerveja, por exemplo, numa solução de metabissulfito de potássio.
Retire a levedura de debaixo da tampa do concentrado. Coloque as latas fechadas de concentrado e de extrato num recipiente com água quente durante 10 minutos, para tornar o conteúdo mais fluido.
Deite 4-5 L de água quente numa panela grande, junte o conteúdo das latas e mexa bem, para que se dissolvam completamente. Leve tudo à fervura e faça a lupulagem a quente (duração: 60 minutos). Para isso:
- no início da fervura, adicione um saco de lupulagem com 30 g de lúpulo Mosaic;
- aos 40 minutos, adicione um saco com 15 g de lúpulo Citra;
- aos 50 minutos, complete o saco com lúpulo Citra com mais 15 g de lúpulo;
Após o tempo indicado, retire os sacos com os lúpulos e arrefeça rapidamente o mosto.
Dica: Recomendamos usar um chiller de imersão.
Adicione a levedura a um copo com água à temp. de 25-28°C. Deixe hidratar por 20-30 minutos.
No recipiente de fermentação (balde ou garrafão), deite o mosto arrefecido e complete com água morna até ao máx. de 20 L. Misture tudo muito bem.
Quando a temperatura da solução estiver entre 21-27°C, deite a levedura cervejeira previamente preparada e volte a mexer tudo – durante alguns minutos, para arejar bem o mosto.
Feche o recipiente de fermentação e instale o borbulhador (airlock) preenchido até metade com água. Recomendamos medir o teor de extrato em Blg.
Após 3-4 dias de fermentação, adicione ao mosto um saco escaldado com mais 15 g de lúpulo Citra – ocorrerá a lupulagem a frio. Retire o saco com o lúpulo após a fermentação. Depois de o enxaguar, pode usá-lo numa próxima brassagem.
Fermente a cerveja por cerca de 7-10 dias, até atingir 0-2 Blg (verifique o teor de açúcar com um densímetro). Se as leituras do densímetro estiverem no nível referido, pode engarrafar a cerveja. Para tal, adicione a cada garrafa de 0,5 L cerca de 4 g de açúcar ou glicose. Encapsule as garrafas ou feche-as com tampa de rosca e deixe carbonatar por cerca de 3-4 semanas.
A cerveja estará no seu melhor após 3-4 meses.
Recomendamos provar uma garrafinha de vez em quando, descobrindo quando o sabor fica melhor para si 😊
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
Vinicultura