O bolo é o protagonista das festas de aniversário ou de casamento, aguardado por muitos gulosos, não necessariamente os que estão de dieta 😉. A proposta de hoje é uma homenagem aos que cuidam da linha e evitam doces. Afinal, quem disse que o bolo tem de ser sempre doce?
Recomendamos um bolo de queijo não convencional, sem um grama de açúcar, com pétalas de flores, um toque de picância e uma nota herbácea. Os extras ficam ao seu critério. Há boas hipóteses de que esta versão salgada também agrade aos amantes de doces. Uma coisa é certa: com esta proposta irá surpreender agradavelmente todos.
Claro que os queijos caseiros também podem ser servidos na versão tradicional, pois, por si só, são excelentes para qualquer ocasião e como componente das refeições do dia a dia. Afinal, vale sempre a pena comer algo saudável e saboroso.
Preparação:
Deite o leite numa panela, adicione o sal e o cloreto de cálcio dissolvido numa pequena quantidade de água morna, previamente fervida (aprox. 30 ml), e misture bem.
Aqueça tudo até à temperatura de 38⁰C. Quando o leite atingir a temperatura indicada, adicione o coalho dissolvido numa pequena quantidade de água previamente fervida e arrefecida (aprox. 30 ml). Misture bem, mas apenas por um instante, para não perturbar o processo de formação da coalhada. Em seguida, desligue o aquecimento (a coalhada em formação manterá a temperatura adequada). Após cerca de 50 minutos, a coalhada deverá estar pronta (ao mexer a panela, normalmente solta-se sozinha das suas paredes).
Corte a coalhada em cubos de cerca de 1–2 cm e mexa delicadamente para desprendê-los do fundo da panela. Deixe repousar por cerca de 10–15 minutos, para que o soro comece a separar-se naturalmente.
Depois desse tempo, eleve lentamente a temperatura para 42–45⁰C, mexendo sempre suavemente – o objetivo é secar a coalhada. Pressione a coalhada por cima com um coador e vá retirando com uma concha o soro que se acumular. Quando a maior parte do soro for removida, transfira a massa de queijo para formas para queijo de diferentes diâmetros (com um “montinho”, pois o volume do queijo ainda vai diminuir). Ao transferir a coalhada para as formas, adicione os seus ingredientes preferidos (por exemplo, os indicados nos ingredientes da receita).
Vire o queijo de tempos a tempos, deixando-o escorrer a 18–25⁰C durante 3–4 horas. Para acelerar o processo, pode prensar o queijo, mas não ultrapasse um peso de 1 kg. Depois desse tempo, leve os queijos nas formas ao frigorífico.
No dia seguinte, quando todo o soro tiver escorrido e os queijos tiverem adquirido uma consistência firme, pode retirá-los das formas e servir como desejar. Recomendamos servir empilhados – no atraente formato de bolo.
Recomendamos servir empilhados - no formato atraente de bolo. A gama de formas para queijo de diferentes formatos encontra aqui.
Vinicultura
