Browin Przepiśnik - Barriga de porco fumada ao estilo pastrami

Barriga de porco fumada ao estilo pastrami

Carnes e charcutaria

2025-12-12
favoritos

Barriga de porco fumada ao estilo pastrami é aquele tipo de descoberta culinária que pode mudar completamente a forma como se olha para a fumagem caseira. Os aromas das especiarias penetram a carne muito antes de ela entrar no fumo, criando um sabor profundo e complexo. O efeito pode surpreender até quem fuma carnes há anos. Antigamente, muitas dessas especiarias eram adicionadas não apenas pelos seus atributos de sabor, mas também para prolongar naturalmente a durabilidade da carne.

Receita de barriga de porco fumada ao estilo pastrami

Preparação:

  1. Numa panela, ferva a água com a canela, o anis‑estrelado, o zimbro, as sementes de mostarda, as sementes de coentro, a noz‑moscada e as folhas de louro. Cozinhe por cerca de quinze minutos e, em seguida, deixe arrefecer completamente.
  2. Coloque a barriga de porco num recipiente e cubra com a salmoura arrefecida com adição de sal de cura. Leve ao frigorífico por, no mínimo, sete dias.
  3. Após a cura, triture no almofariz as sementes de coentro, as sementes de mostarda e a pimenta‑preta.
  4. Misture os temperos secos: páprica doce, páprica picante, alho granulado e cebola desidratada. Junte aos temperos do almofariz.
  5. Seque a barriga com papel de cozinha e envolva-a bem na mistura.
  6. Pendure em ganchos de fumeiro e deixe a secar durante vinte e quatro horas.
  7. Coloque no fumeiro. A temperatura de fumagem deve ser de 55-65°C. Fume a carne até obter a cor desejada — deverá demorar aproximadamente de 3 a 4 horas. Para a fumagem recomendamos usar aparas de madeira dedicadas para carne de porco.
  8. Durante a fase de assar, a temperatura no fumeiro deve ser de 80°C. Asse a carne até que a temperatura na parte mais espessa atinja 70°C.

Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!

academia-do-sabor-caseiro

barriga de porco fumada

barriga de porco pastrami

fumagem caseira

charcutaria caseira