As cerejas são ótimas para consumo direto e também uma excelente matéria-prima para muitas conservas caseiras saborosas. Uma ótima ideia é aproveitá-las para fazer vinho. Pode preparar vinhos de cereja tanto leves como mais encorpados. Estes vinhos clarificam-se bem. Já após um ano de estágio obterá um vinho muito bom, que certamente será apreciado por todos os provadores, dando-lhe motivos de orgulho.
Receita de vinho de cereja
Preparação:
Coloque as cerejas lavadas e descaroçadas no recipiente de fermentação e esmague-as ligeiramente. Regue os frutos com 0,7-1 L de água quente e, depois de arrefecer, adicione Pektoenzym. Deixe tudo tapado durante 24 horas.
Passado esse tempo, esprema o sumo dos frutos, transfira-o para o frasco para fermentação e adicione a primeira porção de nutriente, Kwasomix, as leveduras vínicas escolhidas e uma porção de xarope de açúcar (0,6 kg de açúcar + 1 L de água).
Adicione a porção seguinte de xarope (0,3 kg de açúcar + 0,3 L de água) após 5 dias de fermentação.
Após 5 semanas, trasfegue o vinho, separando-o das borras. Antes de iniciar a segunda fermentação, pode adoçar ligeiramente o mosto a gosto. Quando a fermentação terminar e o vinho estiver clarificado, pode começar a engarrafar.
Vinicultura