Uma ida ao bosque pode revelar-se muito frutuosa. Nas florestas polacas encontramos não só framboesas e mirtilos, mas também amoras-pretas, cada vez mais valorizadas pelas suas propriedades. Estes frutos suculentos e aromáticos não são apenas ingrediente de muitas conservas, como doces e compotas. As amoras-pretas silvestres são um ingrediente muito apreciado em muitos vinhos (tanto de fruta única como mistos).
O vinho de amora-preta encanta pelo seu sabor e cor. É uma bebida que não pode faltar na adega após um verão escaldante. Permite recordar os dias quentes e os passeios no bosque, que com o tempo dão os seus frutos. A receita de vinho de amora-preta é muito simples. Passo a passo, mostramos-lhe como preparar sozinho esta bebida frutada, que leveduras de vinho escolher e quando trasfegar, para que o seu vinho caseiro encante todos os convivas.
Preparação:
Separe os frutos dos pedúnculos e lave-os cuidadosamente. Em seguida, esmague ligeiramente as amoras-pretas, adicione o Pektoenzym e as leveduras previamente preparadas (conforme as instruções da embalagem). Deixe tudo repousar por 2 dias. Em seguida, esprema os frutos.
Divida o açúcar em duas porções iguais, que utilizará para preparar xarope de açúcar. Adicione a primeira porção de xarope após espremer os frutos. Uma porção de xarope deve conter 1 kg de açúcar e 1,5 L de água (pode aquecer a água para dissolver o açúcar mais facilmente, mas lembre-se de arrefecer o xarope antes de o adicionar ao mosto). Adicione também metade da porção de nutriente para leveduras.
A quantidade total de água adicionada ao mosto (tanto aos frutos como para preparar os xaropes de açúcar) deve ser de 3 L.
Feche o garrafão com uma rolha com tubo de fermentação. Após 6–8 dias, adicione outra porção de xarope de açúcar (1 kg de açúcar + 1,5 L de água) e o restante do nutriente. Deixe fermentar por mais cerca de 4 semanas. Depois desse período, pode trasfegar o vinho para fora do sedimento formado e deixá-lo em chamada fermentação silenciosa até terminar. Nessa altura, pode ajustar o sabor (acrescentando açúcar, se necessário). Quando o vinho deixar de libertar gás e estiver límpido, transfira-o para garrafas e desfrute da bebida que produziu.
Vinicultura