O inverno é a época em que é mais difícil encontrar frutas frescas para fazer vinho. Mas isso não precisa ser motivo para encostar o garrafão num canto escuro da adega. Basta um pouco de imaginação, flores secas, frutos ou sobras das conservas de verão para, no conforto de casa, criar bebidas saborosas e aromáticas. Aqui estão as nossas receitas comprovadas de vinhos que pode preparar facilmente no inverno.
Receita de vinho de abóbora... na própria abóbora, ou num recipiente de fermentação
- 10 kg de abóbora
- 6 L de água
- 4,5 kg de açúcar
- leveduras Madera
- 5 g de nutriente
- 6 limões (limas)
- pectoenzima
Descasque a abóbora, lave-a e corte-a em pedaços mais pequenos. Coloque num recipiente de fermentação ou garrafão, acrescente metade da quantidade de açúcar (xarope de açúcar) e água. Adicione os limões (pode espremer o sumo), a pectoenzima e as leveduras com nutriente. Deixe o mosto por cerca de uma semana e, em seguida, separe a polpa do líquido. Transfira o líquido para o garrafão para continuação da fermentação. Adicione o restante xarope de açúcar. Se já adicionou toda a água, o açúcar pode ser dissolvido numa pequena quantidade do líquido trasfegado. Se se formar uma quantidade significativa de borras, pode voltar a trasfegar o vinho e deixá-lo fermentar mais, até ficar bem límpido e a fermentação terminar.
Receita de vinho meio-seco de flores de sabugueiro secas - 10 L
- flores de sabugueiro-preto num volume de 0,9 L (colocadas de forma bastante solta)
- leveduras Fermivin
- nutriente 7 g
- 0,8 kg de passas picadas
- 3 L de sumo de laranja
- 10 g de chá preto
- 2,7 kg de açúcar
- 2 limões
Com um descascador de batatas, retire uma camada muito fina da casca de dois limões (sem o albedo). Em seguida, descasque os limões e corte-os em rodelas. Regue as passas picadas com a MD preparada e adicione as flores de sabugueiro, os limões cortados, as cascas de limão e o restante sumo de laranja. Conduza a fermentação da massa durante 3–5 dias. Quando as leveduras consumirem o açúcar presente na massa (o açúcar das passas e o açúcar do sumo de laranja), esprema a massa. Prepare um xarope de açúcar com 2 kg de açúcar em 1 L de água e uma infusão de chá preto forte. Deite todos os ingredientes no garrafão: o mosto das passas e do sumo de laranja, a infusão de chá, o xarope de açúcar, o nutriente e complete com água até 11 L. Misture tudo muito bem. Quando o nível de açúcar descer 8 Bx., adicione um xarope feito com 0,7 kg de açúcar em 0,6 L de água ao mosto. A fermentação deverá durar cerca de três semanas. Trasfegue o vinho quando o nível de açúcar descer para 0 Bx. ou menos.
Receita de vinho a partir de sumo de pacote
- 6 L de sumo de uva de pacote; verifique se o sumo não está sulfitado; podem utilizar-se também outros sumos, p. ex., de maçã
- 3 kg de açúcar
- 3 L de água
- leveduras do tipo malaga ou sherry
- 5 g de nutriente
Ferva a água com o açúcar, adicione o sumo, deixe arrefecer e depois junte as leveduras e o nutriente. Para sumos de frutos vermelhos recomendamos leveduras Malaga e, para sumo de uvas brancas, leveduras do tipo sherry. Deite tudo no garrafão, feche com uma rolha com borbulhador e deixe por 4 semanas. Passado esse tempo, trasfegue cuidadosamente o vinho das borras, passe para uma garrafa limpa e deixe por mais um mês. Lembre-se de que o tempo indicado é aproximado e que a fermentação a temperaturas mais baixas pode demorar um pouco mais.
Receita de vinho de passas - 10 L
- 2,6 kg de passas
- 1,5 kg de açúcar
- 1 L de sumo de maçã de pacote
- 3 g de nutriente
- pectoenzima
- 3 g de regulador de acidez
- leveduras Madera
Escalde as passas com água quente para as lavar. Quando as passas estiverem limpas, volte a cobri-las com água, adicione a pectoenzima, o sumo, o nutriente e o regulador de acidez, bem como a mãe de levedura. Ao fim de 3 semanas, coe o mosto e deixe continuar a fermentação. O vinho está pronto para consumo após cerca de 3 meses de maturação.
Receita de vinho de hibisco - 5 L
- 50 g de hibisco
- 1 kg de açúcar
- 3 g de nutriente
- 4,4 L de água
- 200 g de passas
- 1 g de regulador de acidez (necessário caso o mosto tenha menos de 6 g/L de ácidos)
Faça várias infusões de hibisco em 2 L de água, vertendo cada infusão para o mesmo recipiente e dissolvendo nela 750 g de açúcar. Quando o líquido arrefecer, verta-o para o garrafão, adicione as passas (previamente escaldadas com água a ferver), 1,4 L de água e o nutriente. Deixe repousar durante uma semana e depois adicione 250 g de açúcar.
Receita de vinho de bananas e laranjas - 5 L
- 1 kg de bananas
- sumo de 5 laranjas grandes
- 0,5 L de sumo de uva (de pacote)
- 0,8 kg de açúcar
- leveduras vínicas Burgund
- 1/3 da embalagem de nutriente
- água fervida morna (para completar o garrafão até 5 L)
Corte as bananas e deite-as no garrafão, depois cubra com o sumo de laranja e de uva. Dissolva metade do açúcar em 1 L de água, deixe arrefecer e verta sobre as bananas. Em seguida, adicione as leveduras, o nutriente e complete com água até 5 L. Após uma semana, adicione a porção seguinte de açúcar (pode trasfegar uma pequena quantidade de líquido do garrafão e nele dissolver o açúcar). Ao fim de 2 semanas, separe a polpa do líquido e deixe continuar a fermentação.
Receita de vinho de arroz - 15 L
- 1,5 kg de arroz
- 4,5 kg de açúcar
- 11 L de água
- 3 limões
- 20 dag de passas
- 2 nozes-moscadas (40 g)
- 12 grãos de pimenta-da-jamaica
- uma pitada de: canela, tomilho e hortelã
- leveduras Tokay (ou quaisquer para vinho branco)
- nutriente
Passe o arroz cru por água corrente em várias porções, lavando-o intensamente até que a água saia limpa. Deite o arroz lavado no garrafão. Descasque os limões, retirando também a película branca, parta-os em pedaços mais pequenos e junte-os ao garrafão. Adicione as especiarias e as passas. Quando todas as especiarias estiverem no garrafão, adicione a solução açucarada em duas porções: a primeira no início e a segunda após uma semana de fermentação. Adicione o açúcar na forma de xarope de açúcar – depois de misturar todos os ingredientes, adicione o nutriente, as leveduras e as especiarias. Deixe assim por cerca de um mês. Depois, trasfegue e deixe continuar a fermentação.
Vinicultura