De acordo com a pirâmide alimentar, os legumes e as frutas são os componentes mais importantes de uma alimentação saudável, o que, na prática, significa que devem constituir até metade do que comemos.
As proporções também são importantes — até 3/4 deste grupo devem ser legumes. A receita abaixo é, portanto, uma das formas de os incluirmos na nossa dieta.
A receita irá satisfazer não só quem quer comer de forma mais saudável, mas também quem evita completamente a carne e outros produtos de origem animal. Com a escolha certa de temperos, o patê vegetal revelar-se-á também uma opção ideal para barrar nas sandes das crianças — que nem sempre apreciam legumes no prato.
Como fazer um patê vegano?
Preparação:
Corte a cebola em cubos e refogue numa frigideira com uma colher de óleo e uma pitada de açúcar até ficar translúcida. No final, junte à frigideira o alho espremido.
Coloque a mistura assim preparada numa taça, adicione o restante dos ingredientes (exceto a farinha de aveia, o pão ralado ou os flocos de aveia), tempere e triture bem até obter uma consistência homogénea.
Adicione a farinha de aveia e misture bem com a batedeira. Este é o momento em que pode provar a massa e ajustar o sabor.
Unte a forma romana adequadamente preparada com óleo e polvilhe generosamente com pão ralado ou flocos de aveia. Transfira a massa para a forma. Pincele a superfície com óleo; pode também decorar, por exemplo, com salsa fresca. Asse o patê a 170 °C durante 40–50 minutos, até dourar.
Atenção: se utilizar uma panela romana, lembre-se de colocar o recipiente no forno ainda frio. Colocá-lo num forno já pré-aquecido pode danificá-lo.
Vinicultura