Em diferentes regiões da Polónia podemos provar pratos e produtos locais desconhecidos noutros lugares. Muitas vezes o mesmo produto também tem um nome diferente. Um exemplo de tal iguaria é o żulik de Łódź, que ganhou fama especialmente nos anos 60. Isso aconteceu graças à "Cukiernia Turecka", que em 1948 foi aberta em Łódź por Mehmet Nuri Fazli Oglu — padeiro de origem turca a viver na Polónia há anos. Foi lá que os habitantes da cidade conheceram o sabor de um pequeno pãozinho escuro, cheio de passas, que chamavam żulik. E conhece o seu sabor? Se, tal como nós, é apreciador deste pãozinho turco, abaixo temos para si uma receita de żulik caseiro.
Receita de pãozinho turco caseiro - żulik
Preparação:
Aqueça ligeiramente o leite. Junte o melaço, o açúcar, a manteiga e mexa tudo até que estes ingredientes se dissolvam. Em seguida, deixe arrefecer até à temperatura ambiente. Hidrate o fermento em 50 ml de água morna. Adicione a farinha, o fermento, o sal, o café de cereais e misture bem (pode ser com uma colher). No final, junte as passas. Deixe a massa levedar num local morno durante cerca de 1,5 hora. Nesse período, a massa deverá duplicar de volume. Transfira a massa levedada para uma forma forrada com papel vegetal. Deixe coberto por mais 40 minutos. Após esse tempo, asse o żulik por 35-45 minutos a 190°C, verificando pelo conhecido método "do palito seco" se o pãozinho já está devidamente assado.
O pãozinho turco sabe muito bem com manteiga ou compota, mas também pode ser comido na versão salgada — por exemplo, com queijo.
Vinicultura