Os pães italianos são frequentemente feitos com farinha de trigo durum, o chamado trigo duro. A farinha ou sêmola obtida a partir dele é a semolina. Ela contém glúten, mas acontece que pessoas com doença celíaca, que geralmente não toleram o trigo comum, às vezes reagem positivamente a ela. A semolina, ao contrário da sua irmã mais conhecida, contém mais fósforo, potássio, ferro, cobre, manganês, zinco e também vitaminas do complexo B. Também tem um índice glicémico mais baixo e reduz o nível de glucose no sangue, o que é importante para pessoas com diabetes. Como pode usá-la em casa? Por exemplo, para fazer pão!
O pão da receita abaixo tem um sabor excelente. As leveduras vínicas, que podem ser adicionadas juntamente com o fermento de padeiro tradicional, também lhe conferem carácter. Experimente esta receita!
Receita de pão italiano de sêmola
Preparação:
Hidrate a levedura em 200 ml de água 20 minutos antes de começar a preparar a massa. Em seguida, misture a farinha com a levedura hidratada e o restante da água e adicione o sal e o açúcar. Amasse todos os ingredientes e trabalhe bem por cerca de 10 minutos. Depois, deixe a massa num local morno por 2 horas, para levedar. Passado esse tempo, volte a amassar rapidamente, coloque na forma e deixe repousar por cerca de 20 minutos.
Coloque o pão no forno pré-aquecido a cerca de 50℃ – só então ajuste o forno para a temperatura de 200℃ (sem convecção, apenas resistências superior e inferior) e asse por cerca de 1 h, até a crosta do pão dourar (ao bater no pão, deve ouvir-se um som oco).
Atenção! O tempo de cozedura depende do forno — por isso, o melhor é verificar após cerca de 40 minutos se a cozedura decorre corretamente.
Também pode pincelar a superfície do pão com água; assim a crosta ficará mais crocante.
Recomendamos cozer pães numa forma romana; lembre-se, porém, de a untar muito bem com manteiga e polvilhar com pão ralado, para que a massa não agarre.
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
Vinicultura