O pesto faz-nos lembrar a Itália e associa-se sobretudo ao manjericão e ao azeite. Desperta em nós associações cujo tema principal são vários patês e massas. Traz-nos à memória os dias de verão e a riqueza de cores no prato.
O pesto verde é um prato muito simples e, ao mesmo tempo, muito requintado, cujos ingredientes variam consoante as nossas preferências de sabor. Desta vez, a base do pesto são as folhas de rabanete, que por si só têm um sabor amargo e picante. A maioria das pessoas deita-as fora, sem saber que são um ótimo e económico complemento para saladas. Podem servir-se cruas sem qualquer receio ou preparar-se quentes. São o ingrediente principal do pesto verde, um recheio invulgar para tartes ou crepes. As folhas de rabanete também resultam como ingrediente complementar em sopas, picles fermentados ou batidos refrescantes.
Preparação:
Lava bem as folhas de rabanete e, em seguida, branqueia-as por um minuto em água a ferver com sal. Depois de as expor ao vapor, coloca-as no gelo.
Espremer o alho no espremedor, junta-o às folhas, adiciona os restantes ingredientes e tritura tudo até obter uma pasta relativamente lisa.
Vinicultura

