Os pepinos fermentados são um ótimo acompanhamento para o almoço e também para as sanduíches de primavera. Vale a pena consumi-los o ano todo, pois são uma fonte de valiosos probióticos, que contribuem para reforçar a nossa imunidade. Além disso, os pepinos fermentados contêm uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e vitamina C, K, E e A. Além disso, contêm muita água — saciam a sede e, o que é importante para quem está de dieta, reduzem o apetite por doces e aceleram o metabolismo. Têm um efeito positivo na nossa pele e unhas, algo que será especialmente apreciado pelas mulheres. Estas são apenas algumas das vantagens dos pepinos fermentados. A principal, claro, é o seu sabor, que encanta também os estrangeiros. Recomendamos uma receita simples de pepinos fermentados que resulta sempre!
Vale a pena começar pelos frascos. Se usarmos frascos que já foram utilizados anteriormente, asseguremo-nos de que estão limpos e de que as tampas não apresentam vestígios de ferrugem e apertam bem. Tudo isto para que o nosso trabalho não vá por água abaixo.
Para 1 kg de pepinos, vai precisar de 2 frascos com capacidade de cerca de 1 L. Sabemos que, normalmente, se prepara uma quantidade maior de conservas de uma só vez, por isso será fácil duplicar ou triplicar a receita base conforme necessário.
- Lave os pepinos, o endro e a raiz de rábano‑picante em água fria.
- Corte a raiz de rábano‑picante em dois pedaços.
- Separe o alho em dentes (não precisa descascar).
- No fundo do frasco, coloque um ramo de endro, 3 dentes de alho e cerca de 2,5 cm de raiz de rábano‑picante.
- Disponha os pepinos na vertical, bem juntos entre si. Por cima, pode colocar na horizontal os exemplares mais pequenos para preencher o frasco.
- Prepare a salmoura para os pepinos — será útil um salímetro (para cada litro de água, 1 colher de sopa bem cheia de sal).
- Despeje a salmoura quente nos frascos, de modo a cobrir todos os pepinos.
- Feche bem os frascos e deixe-os por 3 dias a 20℃.
- Em seguida, pode transferir os frascos para um local mais fresco.
- Os pepinos estarão prontos ao fim de cerca de 2–3 semanas.
Também podemos fermentar em recipientes de grés; este método tradicional de acidificação permite obter um excelente sabor. Entre as vantagens indiscutíveis do grés estão a sua elevada resistência à ação dos ácidos e as suas propriedades térmicas, que garantem grande estabilidade da temperatura no interior do recipiente.
Vinicultura