Browin Przepiśnik - Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos

Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos

Pratos

2020-07-23
favoritos
Independentemente do nome pelo qual os conheçam, certamente todos associam pãezinhos cozidos a vapor, pampuchy ou parowańce. É uma ótima ideia para uma refeição completa ou como acompanhamento. Estes pãezinhos de massa levedada, conhecidos por quase todos, podem ser servidos doces com fruta e natas, ou numa versão mais leve, com iogurte. Também sabem muito bem servidos de forma salgada, com molho, carne ou legumes. Como preferirem. Uma coisa é certa – prepará-los não é nenhum bicho de sete cabeças. Além disso, uma única porção rende duas refeições, o que certamente é uma vantagem para quem não gosta de estar aos fogões todos os dias. Qual é, então, o segredo deste prato?


Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos


Como o próprio nome indica, o vapor é extremamente importante em todo o processo de confeção dos pampuchy. Por isso, é indispensável ter um vaporizador/apanela de cozer a vapor especial ou um pedaço de gaze ou de fralda de pano, que se pode atar a uma panela tradicional de modo a que os pãezinhos cozam a vapor mesmo acima do nível da água.
Abaixo encontra uma receita de pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos. É uma versão doce que agradará até aos mais exigentes entre os mais novos. Os mirtilos, uma verdadeira bomba de vitaminas, são uma ótima forma de complementar a alimentação das crianças com os nutrientes essenciais. Além disso, também são recomendados para pessoas mais velhas, que frequentemente lidam com hipertensão arterial. O acompanhamento para os pãezinhos é uma questão de escolha individual. Também são excelentes servidos simples.

Preparação:

Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos

Numa taça, peneiramos a farinha e adicionamos o fermento (o fermento seco não requer a preparação de um pré-fermento). Em seguida, acrescentamos gradualmente o leite morno, a manteiga derretida, juntamos os ovos, o açúcar e o sal. Amassamos bem e deixamos levedar durante pelo menos 60 minutos, até que a massa duplique de volume.




Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos


Quando a massa tiver levedado, transferimo-la para uma tábua polvilhada com farinha, estendemo-la delicadamente até cerca de 2 cm de espessura e cortamos círculos com a ajuda de um copo ou outro recipiente oval. Em seguida, colocamos mirtilos no centro e formamos bolinhas.


Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos


Levamos a água na panela em que iremos cozer os pãezinhos a vapor ao ponto de ebulição e colocamos por cima uma porção de pãezinhos. Independentemente de ser um tacho especial para cozer a vapor ou um normal com gaze presa, a cozedura faz-se tapada durante 10 minutos. A água deve ferver o tempo todo.


Pãezinhos cozidos a vapor com mirtilos


Depois desse tempo, retiramos os pãezinhos para um prato, tendo cuidado para não nos queimarmos.
Servimos os pampuchy prontos com os acompanhamentos que preferir: natas, iogurte, uma folha de hortelã, etc.

Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!

pãezinhos cozidos a vapor

pampuchy

receita de

parowańce

ideia para o almoço

pãezinhos a vapor