Nas lojas e nos pontos de restauração, há cada vez mais substitutos veganos da carne, e o número de consumidores interessados nesses produtos cresce de forma sistemática. Fala‑se cada vez mais dos benefícios, sobretudo para a saúde, resultantes de reduzir a quantidade de carne consumida. Também em casa, cada vez mais pessoas baseiam o menu preparado por si em ingredientes veganos. São muito populares, por exemplo, hambúrgueres veganos, salsichas de origem vegetal e queijos sem leite de origem animal. De acordo com as recomendações dietéticas do Instituto de Alimentação e Nutrição, deveríamos consumir muito menos carne do que atualmente comemos e, além disso, recorremos com demasiada frequência à menos saudável — a carne de porco. Consumimos também demasiado colesterol e sal. Tendo tudo isto em conta, propomos uma receita especial. Nos ingredientes, em vez de ovos, entra a semente de linho, que reduz o nível de colesterol, baixa o açúcar no sangue e é uma boa fonte de proteína. Além disso, a semente de linho contém ácidos gordos essenciais ómega‑3, indispensáveis para o bom funcionamento do cérebro e do sistema imunitário.
Os pratos vegetarianos e veganos constituem uma forma interessante e saudável de diversificar a dieta quotidiana — quem ainda não experimentou tem agora uma ótima oportunidade. Não há assim tantas receitas de presuntos e salsichas sem carne que, ao mesmo tempo, sejam fáceis de fazer. Mas existe o szynkowar, o dispositivo ideal para preparar enchidos sem carne! A “mortadela” vegana é uma delas.
Receita de "mortadela" vegana feita no szynkowar
Preparação:
Deixe a lentilha vermelha seca de molho em água durante a noite. Depois, coza até ficar macia, sem adicionar sal. Deixe arrefecer e triture até obter uma massa homogénea. Coza a beterraba em água, a vapor ou asse no forno, deixe arrefecer e, em seguida, rale numa raladora de orifícios finos. Adicione à lentilha.
Moa as sementes de linho (pode usar sementes de linho moídas prontas) e junte à massa juntamente com a melhorana, o tomilho, a páprica fumada, o molho de soja e misture bem. Deixe a massa repousar por 5 minutos; nesse tempo as sementes de linho começarão a ligá-la.
Entretanto, triture num moinho ou numa liquidificadora de alta rotação a lentilha seca (deve ficar com granulometria de farinha ou de grãos de café grosseiramente moídos). Vá adicionando gradualmente à massa 1 colher de sopa de lentilha seca de cada vez, até obter uma consistência que se desprende facilmente da colher. Também pode misturar a massa com as mãos e avaliar se é possível moldar uma bolinha com todos os ingredientes. No final, corte o tofu em cubinhos pequenos e adicione à massa. Misture bem.
Prepare o szynkowar de 1,5 kg, coloque dentro o saco dedicado e encha-o com porções sucessivas da massa, prensando bem. Feche o szynkowar e coloque a cozinhar em banho-maria por cerca de 1,5 horas. Passado esse tempo, retire o szynkowar da água e deixe arrefecer. Em seguida, abra o szynkowar e retire o saco com a "mortadela" pronta.
Jagoda Dąbrowska
dietista
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
receita
receita vegana
prato vegano
mortadela
szynkowar
prato preparado no szynkowar