A Mãe Natureza é uma das farmácias mais bem abastecidas, por isso é dela que devemos, em primeiro lugar, obter produtos benéficos para a saúde. Um exemplo de planta com propriedades medicinais são os frutos da amora-silvestre, ricos em vitamina C. Graças ao seu elevado teor de antocianinas, as amoras-silvestres apoiam o sistema circulatório e a função cardíaca. Foi também cientificamente comprovada a eficácia das amoras-silvestres na prevenção do cancro. As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas das amoras-silvestres fazem delas um ótimo meio para combater constipações e a gripe. As vantagens das amoras-silvestres serão também apreciadas pelas mulheres que lidam com a SPM, bem como pelas que atravessam a menopausa – os fitoestrogénios presentes nas amoras-silvestres ajudam a reduzir eficazmente os sintomas referidos.
Existem muitas formas de utilizar amoras-silvestres. A nossa proposta destina-se a maiores de idade que, para além das propriedades medicinais, apreciarão também o excelente sabor do licor de amoras-silvestres.
Preparação:
Coloque as amoras-silvestres lavadas no frasco, cobrindo-as em camadas com açúcar. Agite tudo algumas vezes, para que o açúcar se misture bem com os frutos. Cubra o frasco com gaze e deixe num local quente durante cerca de 1,5–2 semanas. Um parapeito ao sol funcionará muito bem.
Passado esse período, esmague as amoras e cubra com álcool. Feche o frasco hermeticamente com a tampa e deixe por mais 1,5–2 semanas. Durante esse período, continue a agitar o frasco regularmente. Após esse período, filtre o licor. Para esta tarefa, um saco filtrante será perfeito. Guarde o licor, já separado da polpa, num frasco ou em garrafas. Ao fim de 6 meses, o licor atinge todo o seu sabor e está pronto a consumir.
Saúde!
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
licor benéfico para a saúde
licor de amora-silvestre
licor anticancerígeno
licor para SPM
para a gripe