Browin Przepiśnik - Kulebiak de massa levedada com couve e cogumelos

Kulebiak de massa levedada com couve e cogumelos

Padaria e pastelaria

2020-07-17
favoritos

Kulebiak, kapuśniak, pastel de massa levedada com couve — este prato é conhecido por muitos nomes e em muitas formas. Podes prepará-lo como pãezinhos individuais, rolo ou enroladinhos. É delicioso tanto quente como frio. Resulta na perfeição como sugestão de refeição sem carne ou como acompanhamento para borscht vermelho. Em algumas regiões da Polónia é um petisco, noutras um prato da Consoada. Não importa quando nem em que forma o prepares — o kulebiak derrete-se na boca e garantimos que não vais ficar por uma só fatia!

Receita de kulebiak com recheio de couve e cogumelos

Preparação:

Aquece o óleo numa frigideira e aloura a cebola cortada em cubinhos e os cogumelos lavados e cortados. Coloca a couve bem espremida numa panela, rala para dentro a cenoura, acrescenta a cebola com os cogumelos, sal, pimenta, açúcar, folhas de louro e pimenta‑da‑jamaica. Rega com um pouco de água ou caldo e espera até a couve levantar fervura; depois reduz o lume e deixa estufar durante aprox. 1–2 horas, até ficar macia. Atenção! Não deixes a couve queimar, acrescentando sempre um pouco de água / caldo. Contudo, não adiciones líquido em excesso, para não ficar demasiado húmida. Depois de estufada, deixa arrefecer. 
Entretanto, prepara a massa. Coloca a farinha, o fermento, o sal e o açúcar numa taça. Derrete a manteiga no leite — sem deixar ferver. Deixa arrefecer e, quando estiver morno, adiciona à taça com a farinha. Junta as gemas e mistura tudo com uma colher até ligar os ingredientes. Podes amassar à mão ou com batedeira usando ganchos. A massa ficará bastante pegajosa — não acrescentes mais farinha. Cobre a taça com um pano e coloca-a no forno aquecido a 30 graus por aprox. 1 hora. 
Quando a massa levedar, transfere-a para uma superfície polvilhada com farinha. Atenção! Se quiseres fazer um motivo decorativo no topo do kulebiak — retira da massa uma porção do tamanho de uma bola que caiba na mão. Estende o restante em um disco com diâmetro igual ao comprimento da tua forma (a nossa tem 14x36 cm). Espalha o recheio sobre a massa estendida. Dobra as extremidades curtas para que o recheio não saia e enrola ao longo do lado comprido, formando um rolo. Da massa reservada, corta formas decorativas com uma faca ou com cortadores. Transfere o kulebiak enrolado para uma forma forrada com papel vegetal ou untada com óleo e pincela o topo com ovo batido. Cola as decorações de massa por cima do kulebiak e volta a pincelá-las com ovo. Polvilha o topo com tomilho, alcaravia ou alecrim. Leva ao forno a 175⁰C durante 45 minutos. O kulebiak deve crescer um pouco mais e dourar. Quando o prato estiver pronto, desliga o forno, entreabre a porta e espera até arrefecer um pouco. Depois, retira a forma e aguarda até atingir uma temperatura que não queime as mãos. Então desenforma o kulebiak para uma grelha para arrefecer — ou come ainda morno!

...porque o caseiro é melhor!

receita

receitas

fermento

kulebiak

pãozinho

pão

pãezinhos

couve

cogumelos

champignons