O kimchi é um dos pratos mais reconhecidos da cozinha coreana, que conquistou os paladares de apreciadores em todo o mundo. Não é apenas uma conserva fermentada de couve‑chinesa aromática, picante e crocante, mas também uma verdadeira bomba de probióticos que favorece a nossa saúde. Preparar kimchi em casa é mais simples do que parece – bastam alguns ingredientes, um pouco de paciência e um frasco que se encherá de um sabor único. Nesta receita, mostro passo a passo como fazer kimchi com a adição de frutas e legumes, que irão potenciar a fermentação e acrescentar ao conjunto uma frescura extraordinária.
Receita de kimchi caseiro passo a passo
Preparação
- Cortamos a couve‑chinesa em pedaços de 3-4 centímetros, no chamado “uma dentada”. Salgamos a couve e deixamos repousar por cerca de 2 h. O tempo é flexível: no inverno precisamos de mais, no verão de menos; há muitas versões. Quando a couve libertar os sucos, deve ser bem enxaguada. Por isso, não vale a pena preocupar-se com a quantidade de sal adicionada no início.
- Recomendo cortar as frutas e os legumes em tiras/fios/julienne. Mas também pode fazê-lo em cubos ou em fatias, se preferir. Na verdade, podemos acrescentar ao kimchi quaisquer ingredientes. Resultam especialmente bem: pêra, ananás, cenoura, rabanete, rábano‑branco, cebola, alho, couve‑rábano, cebolinho, pepino... o limite é a sua imaginação
- A papa pode ser feita com água, mas também a podemos preparar com um caldo asiático. Basta cozer durante 30 minutos os ingredientes que depois iremos triturar ao fazer a pasta. PS: vale a pena acrescentar anchovas; eu, por acaso, não tinha em casa.
- Trituramos os ingredientes da pasta juntamente com a papa arrefecida. O ananás acelerará e intensificará o processo de fermentação.
- Nesta etapa, basta juntar tudo o que preparámos anteriormente.
- SUPER IMPORTANTE! Deixe no mínimo 20% de espaço livre nos frascos/recipientes. Caso contrário, o frasco pode literalmente explodir. Vale a pena usar um frasco inquebrável com tubo de fermentação.
- Mantemos o kimchi cerca de 48 h à temperatura ambiente. Em seguida, guardamos no frigorífico
Vinicultura