Conservas fermentadas saudáveis são preparações que podemos fazer praticamente o ano todo. Não precisamos fermentar apenas os pepinos e a couve mais populares e conhecidos por todos. Podemos fermentar praticamente todos os legumes e também frutas. Tudo depende das nossas preferências. Para quem prefere sabores picantes, o kimchi é uma proposta interessante. Um acompanhamento coreano que inclui couve chinesa e outros legumes fermentados com a adição de malagueta chili gochugaru. O kimchi também pode ser adicionado à sopa ramen.
Confira a nossa proposta de receita de kimchi. Incentivamos também a experimentar e criar a sua própria receita.
Preparação:
Corte a couve chinesa ao comprido em 4 partes e depois ao atravessado, em pedaços de aprox. 4-5 cm. Coloque a couve cortada numa tigela, adicione duas mãos cheias de sal e cubra com água. Comprima a couve com um pratinho e deixe repousar por algumas horas para que liberte os sucos. Misture a água com a farinha de arroz e o açúcar. Leve ao lume num tacho pequeno e cozinhe até obter uma papa de arroz espessa. Em seguida, retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto, pique finamente o alho e rale o gengibre.
Quando a papa arrefecer, junte o alho e o gengibre, bem como o chili e o molho de soja. Misture até obter uma consistência homogénea. Com a pasta assim preparada irá depois envolver os legumes.
Corte a cenoura e o couve-rábano em palitos, a cebola em meias-luas e a cebolinha em tiras com cerca de 5 cm de comprimento.
Depois de demolhar, passe a couve por água, depois escorra e esprema muito bem para retirar a água. Transfira para uma tigela, adicione os restantes legumes e envolva com a pasta preparada. Vale a pena usar luvas para evitar problemas posteriores ao lavar as mãos e a ardência provocada pelo chili.
Transfira os legumes envolvidos na pasta para um frasco limpo ou para um pote de grés, comprimindo bem para eliminar as bolhas de ar. Ao usar um pote de grés, é bom prensar os legumes fermentados, por exemplo com um pratinho com peso ou uma pedra escaldada, de modo a que fiquem abaixo da superfície do líquido. Se usar um frasco de fermentação, lembre-se de não encher os legumes até à própria tampa, mas deixar um pouco de espaço livre. Os gases libertados durante a fermentação farão os legumes subir. É aconselhável prensá-los para que o conteúdo em ascensão não provoque o transbordamento do líquido pelo tubo de fermentação. Encha o tubo de fermentação até metade com água.
Fermente o kimchi de 2 a 5 dias. Vale a pena prová-lo diariamente a partir do segundo dia, verificando se o sabor já lhe agrada. Com o passar do tempo, o kimchi ficará cada vez mais ácido e os legumes irão amaciar.
Pode transferir o kimchi pronto para frascos menores e conservar fechado no frigorífico.
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
conservas fermentadas
pote de grés
legumes fermentados
conservas picantes
receita de kimchi
prato vegano