Saúde no prato é o lema que devemos seguir todos os dias ao planear uma dieta variada. Entre os pratos, petiscos e bebidas que fortalecem o nosso organismo, não deve faltar o fermentado de beterraba — com efeitos benéficos para a nossa saúde. O fermentado de beterraba tem um sabor e aroma azedos característicos — é ideal tanto para beber diretamente como para cozinhar, por exemplo, borsch vermelho. Além das propriedades benéficas, o fermentado tem mais uma vantagem — a sua preparação é extremamente simples! Veja como fazer fermentado de beterraba de acordo com a nossa receita! Saiba mais sobre por que o fermentado de beterraba é saudável no nosso artigo.
Receita de fermentado de beterraba
Preparação:
Escalde o frasco de vidro com água a ferver — deve estar impecavelmente limpo, caso contrário existe o risco de contaminação do fermentado. Lave e descasque as beterrabas. Corte em rodelas mais grossas ou em cubos. Coloque no fundo do frasco uma pitada de especiarias e, em seguida, disponha camadas alternadas de beterraba e especiarias. Misture a água tépida, previamente fervida, com o sal e verta sobre as beterrabas, pressionando-as e expulsando o máximo de ar possível do frasco. O líquido deve cobrir completamente as beterrabas — se ficarem acima da superfície, acrescente mais água. Atenção! Deixe o frasco com a tampa ligeiramente enroscada, o que permitirá a saída dos gases libertados durante a fermentação.
Deixe por cerca de 7 dias num local escuro e fresco. Não tem assim tanto tempo? Se quiser obter o fermentado de beterraba mais depressa, adicione mais alho ou um pedaço da crosta de pão de fermentação natural e coloque o frasco num local quente, por exemplo, no balcão da cozinha. Isto permitirá reduzir o tempo de fermentação para 3-4 dias.
Vinicultura