Browin Przepiśnik - Como preparar espargos brancos?

Como preparar espargos brancos?

Como fazer

2021-04-21
favoritos

Pouco calóricos, de fácil digestão, ricos em valiosos nutrientes e deliciosos — assim são os espargos, cuja época infelizmente dura muito pouco, apenas algumas semanas. Por isso, não perca tempo! Saiba como preparar espargos perfeitos para tirar 100% partido do seu sabor excecional e de outras qualidades. Dicas sobre como preparar espargos verdes encontram-se neste artigo: Como preparar espargos verdes? - hoje, no entanto, vamos concentrar-nos nos espargos brancos. Em que diferem dos verdes, que sabor têm e o que fazer para que, depois de preparados, sejam um verdadeiro banquete para o paladar? Convidamo-lo a ler o resto do artigo!


Em que diferem os espargos brancos dos verdes?

Os espargos brancos e verdes diferem sobretudo no modo de cultivo, ou seja, nas condições de crescimento. Os espargos brancos crescem debaixo da terra — assim que os seus rebentos começam a sair à superfície, são cobertos com terra ou película, para que não chegue luz solar. Assim, os espargos não produzem clorofila e permanecem brancos até à colheita. Já os espargos verdes são expostos à ação do sol. Como é que estas diferenças de cultivo influenciam o sabor dos espargos? Os brancos são mais delicados, adocicados, muitas vezes com uma leve nota amarga. Os espargos verdes são, por sua vez, a quintessência do sabor dos primeiros legumes da estação. Os espargos diferem também no aspeto — não apenas na cor. Os espargos brancos são geralmente mais grossos do que os verdes e devem ser aparados a cerca de 2/3 da sua altura. Atenção! Recorde que as partes duras quebradas dos espargos ainda podem ser aproveitadas, por exemplo, para preparar sopa de espargos. A espessura dos rebentos brancos de espargos também influencia o tempo de cozedura. Os verdes cozem cerca de 2-3 minutos, já os brancos até 12 minutos! A última diferença importante entre estes dois tipos de espargos é o modo de preparação. Os espargos brancos devem ser descascados — a sua pele é fibrosa — ao passo que os espargos verdes podem ser consumidos sem descascar. Até ao momento de preparar, guarde ambos os tipos de espargos no frigorífico — de preferência na vertical, colocando as pontas dos espargos num copo / frasco cheio de água.

Como escolher os espargos certos?

Ao comprar estes legumes, deve prestar atenção ao seu estado — pontas fechadas e extremidades húmidas são garantia de caules firmes e elásticos. Os espargos brancos não devem ser nem demasiado grossos nem demasiado finos. Ao apertar as extremidades dos espargos, deve sair um pouco de sumo, o que indica a sua frescura. Também pode reconhecer espargos frescos esfregando as extremidades de dois caules um no outro - se rangerem de forma característica, esses espargos devem ir para o seu cesto.

Como congelar espargos?

Quer desfrutar do sabor dos espargos por mais tempo e prolongar a temporada "dos espargos"? É possível! Pode congelar os espargos, depois de previamente os descascar. Também pode congelar as pontas quebradas dos caules. Depois de juntar uma quantidade suficiente — serão uma excelente base para um caldo de legumes ou para uma sopa creme. Os espargos congelados preparam-se com facilidade, colocando-os diretamente em água a ferver, sem descongelar e sem branquear.

Como preparar espargos brancos?

Os espargos brancos precisam de ser descascados; por isso, depois de lavados e de quebrar as pontas lenhosas, deve retirar a pele com um descascador. Para cozer espargos, é ideal uma panela especial para espargos - estreita e alta, equipada ainda com um cesto prático, que permite cozer os espargos na vertical e, em seguida, escorrê-los sem dificuldade. Adicione sal à água e uma pitada de açúcar, que atenuará o amargor dos caules. Certifique-se de que a água cobre todo o espargo; não deixe as pontas acima da superfície da água (como se pratica no caso da variedade verde). Coza cerca de 10-12 minutos, até os espargos ficarem macios. Pode servir os espargos com molho vinagrete, raiz-forte ou abacate. Os espargos brancos também combinam muito bem com manteiga de amendoim e molho de soja. Os espargos brancos podem igualmente ser preparados a vapor — nesse caso, será necessário prolongar o tempo de confeção em cerca de 3-4 minutos.

Como assar espargos brancos?

Assar, saltear ou grelhar espargos brancos resulta na perfeição, sobretudo se já não estiverem no auge da frescura. Preparados desta forma, os espargos têm um sabor mais intenso. Aqueça o forno a 200 graus, lave os espargos, descasque-os e quebre as pontas endurecidas. Em seguida, unte-os ligeiramente com azeite e polvilhe com sal. Disponha numa assadeira ou num recipiente refratário e asse cerca de 10-12 minutos. Os espargos assados sabem melhor quando servidos com endro ou salsa, sumo de limão e nozes.

Como reaquecer espargos?

Os espargos também sabem muito bem depois de reaquecidos - basta salteá-los numa frigideira, aquecê-los a vapor ou num tacho com água quente, com a adição de uma colher de chá de manteiga!

...porque o caseiro é melhor!

receita de espargos brancos

como cozer espargos

panela para espargos

espargos brancos do forno