Julho é um mês abundante em frutas: cerejas doces, ginjas, framboesas, damascos, pêssegos e amoras. Pode-se dizer que é um paraíso de frutas. Por isso, seria um pecado não o aproveitar. As frutas são fonte de valiosas vitaminas, mas também de um açúcar muito mais saudável do que o presente nas guloseimas. Assim, as frutas funcionam muito bem como sobremesa por si só ou como complemento para os bolos. Um bom exemplo são as ginjas, cujo sabor levemente ácido combina na perfeição com a doçura de bolos e pãezinhos. A receita abaixo de caracóis levedados com ginjas pode ser livremente modificada quanto ao recheio, de acordo com as preferências de sabor ou a sazonalidade das frutas. Os doces preparados em casa garantem uma composição natural, pelo que podemos servi-los às crianças sem receio. Uma vantagem adicional são sensações incríveis para os nossos sentidos do paladar e do olfato.
Preparação:
Entretanto, pode preparar a cobertura crumble, amassando todos os ingredientes.
Estenda a massa levedada num retângulo fino, disponha as ginjas descaroçadas, outras frutas ou compota, enrole formando um rolo e corte pedaços com cerca de 4 cm de espessura. Deixe os caracóis prontos levedar por 15 minutos, depois pincele-os com ovo e polvilhe com a cobertura crumble preparada. Se estiver a cuidar do peso, pode dispensar a cobertura crumble; os caracóis ficarão então mais fit ;).
Asse por cerca de 15–20 minutos a 160°C. Depois de arrefecerem, desfrute do sabor de deliciosos caracóis levedados caseiros com fruta.
Vinicultura