Como matéria-prima para vinho, utilizam-se mais frequentemente frutos. O que fazer quando a época deles já passou? Temos boas notícias: há vinhos que podemos iniciar durante todo o ano. Um exemplo é o vinho de arroz.
O vinho de arroz tem origem nos países do Extremo Oriente — principalmente China, Coreia e Japão. Esta bebida resulta da fermentação do amido do arroz, pelo que o processo se assemelha um pouco à produção de cerveja. Os vinhos produzidos a partir de arroz são fortes e costumam conter entre 18 e 25% de álcool etílico, sendo ideais para marinar carnes e também como ingrediente de cozinha. Também pode preparar vinho de arroz em casa. Conheça a nossa receita de vinho de arroz — passo a passo!
Receita de vinho de arroz
Preparação:
Lave intensamente o arroz cru, em pequenas porções, sob água corrente, até que a água escorra límpida. Deite o arroz no garrafão. Descasque os limões, retirando a casca e a parte branca (Atenção! Uma remoção incompleta provoca um amargo desagradável), rasgue-os em pedaços menores e coloque-os no garrafão. Junte as especiarias e as passas. Quando todos os ingredientes estiverem no garrafão, verta a solução açucarada em duas porções (a primeira no início, a segunda após uma semana de fermentação). Adicione o açúcar, naturalmente, sob a forma de xarope de açúcar. Misture todos os ingredientes e adicione Kwasomix, o nutriente e as leveduras. Deixe assim por cerca de um mês e, em seguida, trasfegue e deixe prosseguir a fermentação.
Vinicultura