Se gosta de queijos cremosos de iogurte, esta receita vai agradar-lhe! A sua preparação é muito simples e, na versão básica, requer apenas... dois ingredientes. No entanto, apostaremos nos extras e proporemos um queijo numa versão mais marcante, com alho e ervas. Lembre-se de que pode preparar este queijo de acordo com as suas preferências - também na versão doce. Garantimos que será o complemento ideal para sandes, mas também funciona como dip para legumes ou como molho para carne.
Receita de queijo de iogurte com alho e ervas
Preparação:
Aqueça o leite num tacho até aprox. 38-44°C. Adicione as culturas de bactérias na quantidade recomendada na embalagem. Misture e deixe repousar por cerca de 20 minutos, mantendo sempre a temperatura do leite na faixa dos 44°C.
Após esse período, ligue aparelho de queijo e iogurte da marca BROWIN. Defina o tempo de funcionamento para 8 horas e a temperatura para 45°C. Transfira o leite inoculado com as culturas para o recipiente grande da iogurteira e cubra com a tampa. Após 8 horas, verifique a consistência e o sabor do iogurte obtido. Se o iogurte estiver demasiado líquido ou com acidez insuficiente, prolongue o funcionamento da iogurteira por mais uma ou duas horas. Tenha cuidado, no entanto, para que o iogurte não fique demasiado ácido!
Quando o resultado for satisfatório, coloque o recipiente com o iogurte no frigorífico por algumas horas. Graças a isso, o iogurte engrossará ainda mais. Em seguida, utilize o segundo recipiente do aparelho de queijo e iogurte e o coador. Transfira o iogurte arrefecido para o coador colocado no segundo recipiente. Volte a cobrir com a tampa e coloque no frigorífico, de preferência durante toda a noite, para escorrer.
No dia seguinte (ou após cerca de 10-12 horas), o iogurte deverá transformar-se num queijo cremoso. Transfira-o para uma taça, adicione o alho espremido e as ervas finamente picadas. Tempere a gosto. Misture. Sirva sobre pão - de preferência em pãezinhos caseiros recém-assados, pão ou bagels.
Vinicultura
