Browin Przepiśnik - Patê vegetariano da Jagoda

Patê vegetariano da Jagoda

Pratos

2019-07-17
favoritos

Gosto muito de pastas para barrar nas sandes, e ainda mais daquelas que, em vez de passadas no pão, podem ser usadas para variar saladas, que eu adoro ainda mais. No entanto, prepará-las em casa nem sempre é fácil. Os meus pequenos não entendem que, para obter um patê delicioso, também é preciso tempo e carinho. Além disso, criar o patê vegetariano ideal é um grande desafio – especialmente depois de muitos anos a comer carne, o que dificulta bastante a transição sem percalços para outros sabores.

Atualmente, na minha cozinha reinam pratos de fácil digestão. O patê vegetariano que proponho pode facilmente competir com os patês de carne típicos. Além de uma boa porção de proteína, fornece muito mais fibra e fitocompostos, e é fácil de digerir. Além disso, para preparar o patê vegetariano uso muitas especiarias, graças às quais ele não só tem o sabor certo, mas também ingredientes valiosos para a saúde – numerosos antioxidantes, vitaminas e oligoelementos. Na minha opinião, a carne nunca vence esta corrida.

O último elemento das minhas lutas com o patê é... a cozedura. Há algum tempo decidi que, em casa, faria o tratamento térmico em baixa temperatura. Principalmente por causa das vitaminas, da oxidação das gorduras e da desnaturação das proteínas. Quanto mais baixa a temperatura, melhor e, na verdade, 70 graus são suficientes para a maioria dos alimentos para obter o sabor e a consistência desejados. Além disso, quanto mais tempo cozinho, menor o risco de queimar o prato e, quando as crianças me desviam constantemente das panelas, é mais seguro cozinhar de uma forma o mais “à prova de queimaduras” possível.
Por ironia, sou proprietária de um cozedor de fiambre, que, é verdade, foi pensado para carnívoros, mas decidi por honra usá-lo para fins vegetarianos. E o atrativo foi também o facto de, no cozedor de fiambre, ser possível controlar a temperatura do conteúdo com precisão laboratorial. Portanto... convido-vos a experimentar a receita de patê vegetariano.

Receita de patê vegetariano

Versão com cogumelos e cenoura

Preparação:

Deixei a soja de molho por aprox. 12 horas e cozi até ficar macia, enxaguando-a com água entre essas etapas. Adicionei molho de soja e triturei.

Refoguei a cebola na manteiga até ficar translúcida, depois juntei os cogumelos e salteei tudo até que os cogumelos ficassem bem secos. Também é possível prepará-los no dia anterior — cortar e colocar no frigorífico para que percam um pouco de água. Aos cogumelos acrescentei salsa picada e todas as ervas secas e especiarias (exceto sal e pimenta).

Untei os legumes e a cabeça de alho com azeite (da cabeça cortei apenas o topo para expor os dentes), polvilhei ligeiramente com sal e levei ao forno a 200⁰C – até ficarem macios (convém que os legumes sejam cortados em pedaços uniformes, pois assam melhor). Demorou cerca de 30 minutos. Em seguida, espremei os dentes de alho macios da cabeça e triturei juntamente com os legumes. No passo seguinte, juntei as duas massas — a soja e os legumes. Adicionei 2 ovos, molho de soja, sal e pimenta, a gosto. Se a massa estiver demasiado líquida, pode-se acrescentar uma colher de sopa de amido de batata. Coloquei o patê no saco do cozedor de fiambre e mergulhei em água a ferver. Controlei a temperatura no interior do cozedor de fiambre e, quando esta atingiu 70⁰C, deixei o cozedor arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frio, retirei o patê do saco, peguei num frasquinho da minha compota de oxicoco e provei... Recomendo vivamente!

Profilaxia para alérgicos

E a soja...? A soja é uma das principais fontes de fitoestrogénios. Também fornecemos estrogénios, ou compostos que os imitam, a partir de outras fontes: plásticos que contêm bisfenóis, químicos domésticos, medicamentos, etc. Um excesso de estrogénios (ou de compostos com ação estrogénica) no organismo pode ser perigoso para a nossa saúde, contribuir para o desenvolvimento de cancros, problemas de fertilidade, da tiroide e do funcionamento do sistema hormonal, bem como para a obesidade, além de sobrecarregar o fígado... pois é precisamente no fígado que o excesso de estrogénios é neutralizado. Por isso, se ao fazer o patê não quiser usar soja, substitua-a por grão-de-bico (na mesma quantidade em peso) e adicione mais 2 colheres de sopa de azeite.

Bom apetite!
Jagoda




Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!

do cozedor de fiambre

do cozedor de fiambre

prato vegetariano

prato sem carne do cozedor de fiambre

ficaemcasa