Nada sabe tão bem como a compota caseira de morango — doce, aromática e cheia de sabor a verão. Para todos os que querem reduzir o açúcar na dieta, preparámos uma versão com teor reduzido de açúcares. Veja como é simples!
Receita de compota de morango:
Preparação:
- Lave os morangos, depois coloque-os numa panela e leve lentamente à fervura.
- Misture o açúcar com o conteúdo de uma embalagem de Pectina para compotas e, em seguida, deite essa mistura sobre os morangos quentes.
- Mexendo sempre, leve à ebulição. Pode retirar a espuma formada ou reduzi-la, adicionando meia colher de chá de óleo vegetal.
- Deite a compota quente em frascos limpos, escaldados com água quente, coloque-os virados de cabeça para baixo ou sujeite-os à pasteurização durante 25 minutos.
- O efeito final da gelificação só será visível após cerca de 24 horas; por isso, para verificar a consistência da compota durante a cozedura, pode fazer o teste do "prato frio", ou seja, num pires bem arrefecido (previamente colocado no congelador durante cerca de 15 minutos) deite cerca de 1 colher de chá de compota e deixe arrefecer ou coloque no frigorífico por 2 minutos.
Bom apetite! ...porque o caseiro é melhor!
Vinicultura